Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Confira fatos e fotos da JAM de 30/11

Uma noite cheia de nuances musicais. Podemos classificar assim a JAM do último dia 30 de novembro, que começou com uma performance de peso: o grupo baiano Raposa Velha. Formado em 1981, ele trouxe sua marca registrada: obras 100% autorais com experimentações sonoras que vêm marcando sua volta no cenário local.

JAM no MAM 30 NOV foto Lígia Rizério 17

Tivemos o melhor do "free-jazz" baiano nesse comecinho da JAM, com composições autorais de Fred e Zeca conduzindo a momentos de total desconstrução e criando uma atmosfera bem inusitada. Estavam presentes no palco Lucas Decliê (sax), Alexandre Vieira (baixo), Victor Brasil (bateria), Estevam Dantas (piano) e Juliana Leite (voz), além dos Raposas Velha originais, Zeca Freitas (sax) e Fred Dantas (trombone).

JAM no MAM 30 NOV foto Lígia Rizério 15

No final da apresentação, Ivan Huol (diretor artístico e baterista da JAM) sugere um "free" coletivo e convoca a banda Geleia Solar pra marcar presença no palco. A formação dessa noite era com André Becker, Daniela Natali, Érica Sá, Gabi Guedes, Ivan Bastos, Ivan Huol, Ivan Sacerdote, Jordi Amorim, Luã Almeida, Lucas Decliê, Rosa Denise e Rowney Scott. Mais uma vez, um timaço!

JAM no MAM 30 NOV foto Lígia Rizério 63

Destaques da noite? As canjas inesquecíveis! Fofo Black detonou na bateria e Vanessa arrasou no baixo – artistas que estavam em Salvador para a gravação do CD de Ivan Sacerdote! Na bateria, tivemos também o talento de Zé Carlos Guratti e Rowney, artista alemão vindo diretamente de Meinheim.

JAM no MAM 30 NOV foto Lígia Rizério 72

E quando Fred Neto, com sua guitarra baiana, puxou o clássico “Oye Como Va” (Tito Puente), foi estabelecido mais uma vez um clima dançante na JAM!

Sim, foram muitos os climas e estilos desta jam session... Outra prova disso foi o encerramento da noite com a poesia cantada de Alex Simões, que declamou o samba-reggae “Vocês Que São Brancos Que Se Desentendam”, numa temática antirracista contundente! A improvisação musical para esse momento incrível ficou a cargo da Geleia Solar, numa base interativa bem afiada e louca, no clima da noite do Raposa Velha.

JAM no MAM 30 NOV foto Lígia Rizério 74

Trazemos aqui aquela galeria de fotos de Lígia Rizério que traduz em imagens o clima da noite.

E pode anotar: Nossa próxima JAM será no dia 14 de dezembro, a penúltima do ano! Os ingressos já podem ser comprados na plataforma Ingresso Live. CLIQUE AQUI para acessar a página.

 

Ir ao início