Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Com direito a debate sobre a realidade do músico instrumental.

“A realidade do músico instrumental no Brasil” – e, mais especificamente, na Bahia – será o foco central de mais uma edição do ciclo intitulado Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM, que desde dezembro de 2015 vem realizando bate-papos sobre as práticas da improvisação na música em suas várias vertentes. Coordenado pelo músico e professor Ivan Bastos, o encontro contará com a participação de outros músicos da Banda JAM no MAM, que utilizarão suas experiências para mergulhar em diversas questões envolvendo o dia a dia do músico profissional que dedicar sua carreira para gêneros que fogem dos padrões “mais comerciais” impostos pelo mercado musical.

Para participar, não é preciso se inscrever; basta comparecer ao MAM-Bahia a partir das 17h, comprar o ingresso de acesso à JAM no MAM e se dirigir ao palco onde acontecem as jam sessions todos os sábados. O bate-papo terá a duração de uma hora – até às 18h, quando a JAM iniciará sua programação musical. O ciclo Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM  é uma atividade de extensão da EMUS-UFBA e tem apoio da JAM no MAM e do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Segundo Ivan Bastos, a ideia é que qualquer pessoa, iniciada ou não na vivência do jazz, possa compreender melhor os mecanismos envolvidos nas práticas da improvisação musical e que, assim, possa aproveitar melhor a experiência oferecida em projetos como a JAM no MAM. Para isso, após uma introdução dos músicos convidados, é aberto espaço para perguntas do público presente, transformando o encontro num bate-papo divertido e leve sobre música.

Até agora já aconteceram três encontros, realizados sempre aos sábados, às 17h, pouco antes do início da JAM no MAM. Em dezembro passado, o tema escolhido foi “Acompanhamento de tema X Acompanhamento da improvisação”; já em janeiro o tema principal da conversa foi "O papel da banda base em uma jam session", enquanto no último dia 20 de fevereiro discutiu-se “O discurso melódico na música brasileira e no jazz”.

A JAM no MAM tem patrocínio da Bahiatursa, Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, que estão garantindo a JAM no MAM até 04 de junho! O projeto conta também com apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

SERVIÇO JAM NO MAM:

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel. da Huol Criações: 71. 3241-2983)

Data: 04 de junho – VAI TER JAM!

Horário:  Bate papo das 17h às 18h. JAM das 18h às 21h.
Ingresso:
R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia)

Facebook / Youtube / Twitter / Instagram

Ivan Bastos é o idealizador e coordenador dos encontros.
Ir ao início