Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Tema toma conta do MAM Bahia!


Um debate bem democrático e produtivo marcou a mesa redonda dentro da exposição "Academia da Crise", atual programa do MAM Bahia que, além de uma exposição, funciona como um fórum de discussão para diferentes problemas e crises, buscando articular pessoas e instituições que têm experiências variadas em cada assunto, mas que poucas vezes sentam juntas e compartilham suas ideias. Essa semana o tema foi "Como chegar onde se precisa em Salvador?", que reuniu um grupo de pessoas bem interessado no assunto, entre elas o diretor do Museu, Marcelo Rezende, o geógrafo Marcelo Faria, funcionários do MAM, representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) e público em geral.

Durante duas horas foram levantadas questões sobre transporte público e mobilidade urbana, principalmente sobre a distribuição de pontos de ônibus, quantidade de ônibus e roteiros, e linhas de metrô. Discutiu-se ainda como a arquitetura da cidade é pensada basicamente para os carros e a necessidade de se criar mecanismos sociais para que o poder público pense a cidade para as pessoas, e não para os negócios.

Também se falou sobre a distribuição de bicicletas pela prefeitura, ciclovias, acessibilidade, violência urbana, acesso a aplicativos que informam sobre o trânsito e, principalmente, da importância do debate do poder público com a sociedade para pensar juntos a mobilidade urbana.

Depoimentos pessoais, como o de Roseli Costa, funcionária do MAM, levantou a questão da dificuldade de chegar/sair do museu, por não ter pontos de ônibus próximos, ou qualquer outro tipo de transporte público – um problema, aliás, dividido com turistas e locais que frequentam o Solar do Unhão, e com os moradores da Comunidade do Unhão.

Marcelo Faria também relatou como a falta de planejamento da obra da Barra, bairro onde mora, atrapalha sua locomoção para outros locais. O geógrafo finalizou sua fala reforçando a ideia de que, se conseguirmos fazer da mobilidade urbana uma questão importante e geral, de políticas públicas, poderemos planejar uma cidade melhor. É o desejo de todos nós!

Fotos Lígia Rizério.

Ir ao início