O MicroTrio, menor trio elétrico do carnaval baiano e grande parceiro da JAM no MAM, segue esta semana para Belo Horizonte, onde será uma das atrações da tradicional Banda Mole, principal bloco pré-carnavalesco de Minas Gerais. O grupo formado por Cinho Damatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo e vocal), Ivan Huol (bateria e voz) e Sérgio Albuquerque (guitarra baiana) tocará nas ruas da cidade no dia 11 de fevereiro, a partir das 14h. Junto com o desfile da banda no carnaval de Imbassaí (dia 18/02), tudo indica que essa será a única parcipação do MicroTrio na festa momesca este ano.
Desde que foi criado pela Huol Criações, em 1996, o MicroTrio sai às ruas de Salvador tocando canções de todos os carnavais, sem compromisso com blocos ou agremiações. Em 2011, pela primeira vez, recebeu apoio do Governo do Estado para realizar o carnaval no chão, como sempre fez. Antes, o projeto só contou com apoio da iniciativa privada, que garantia apenas os custos básicos para colocar a ideia na rua. Em 2012, o apoio não veio. O MicroTrio foi preterido no Chamamento Público para o Carnaval Pipoca, que voltou a contemplar apenas atrações que se apresentarão em trios elétricos convencionais, reforçando um modelo tradicional do carnaval.
“Criamos o MicroTrio porque acreditamos que esse modelo de carnaval como vemos hoje precisa ser arejado e incluir a irreverência que verdadeiramente deu origem à festa, como prova o crescimento do carnaval de Recife e de Olinda, e o próprio ressurgimento do carnaval de rua do Rio”, comenta Cacilda Povoas, produtora da Huol Criações. Povoas lamenta que os órgãos públicos não tenham enxergado na iniciativa uma opção que merecesse integrar a diversidade do carnaval, apesar de atrair milhares de foliões pipocas sem qualquer registro de confusão em seus desfiles, em todos esses anos. Como os custos com equipamento, logística e segurança fazem-se necessários para se enfrentar a estrutura do carnaval baiano, a Huol Criações optou por cancelar sua saída ás ruas de Salvador este ano.
Montado em um carro de pequeno porte, o MicroTrio é um trio elétrico de pequenas proporções aberto a todos que queiram aderir ao seu cortejo. Dentro dele, quatro músicos experientes animam o folião pipoca que acredita num carnaval sem violência, ecológico e com um nível de decibéis saudável. Suas participações no carnaval têm contado com a participação de artistas como Armandinho, Chico César e Vânia Abreu, entre muitos outros, além de músicos de várias áreas que criam uma espécie de jam session carnavalesca em plena avenida, pelo simples prazer de tocar para o folião pipoca.
MicroTrio arrastando multidão animada no carnaval 2011 de Salvador. Foto Léo Azevedo.