Confira as fotos da estreia da programação de 25 anos da JAM em Salvador
“Olá! Bem vindas e bem vindos à JAM no MAM. Estamos ao vivo, direto da Praça Maestro Letieres, no Solar do Unhão, em Salvador!”
Foi assim que Ivan Huol, diretor artístico da JAM, começou a jam session que marcou o início da programação de aniversário dos 25 anos da JAM no MAM – com direito a participação especialíssima do trombonista carioca Josiel Konrad e transmissão ao vivo pelo nosso canal do YouTube. (Aliás, se você perdeu, é só clicar AQUI para conferir!)
Mas, na verdade, a JAM do sábado passado (10/08) começou foi com música, antes mesmo da fala de Huol. A banda Geleia Solar, acompanhada do convidado de honra, já iniciou a noite tocando “Midnight Club”, composição de Konrad com arranjo de Fernando Miranda. O clima jazzístico estava estabelecido, mas as referências brasileiras de Josiel Konrad, como o funk, apareceriam bem nitidamente ao longo da JAM, em músicas como “Boca Nº 0” (Josiel Konrad), “Parle Que Sim” (Fernando Miranda/ Josiel Konrad) e “Da Arte me Faço Criança” (Josiel Konrad).
Um início fenomenal para uma jam session cheia de obras lindas. O repertório incluiu “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “A Rã” (Caetano Veloso), "Chameleon" (Herbie Hancock / Bennie Maupin / Paul Jackson / Harvey Mason) e "Maria Fumaça" (Oberdan Magalhães / Luiz Carlos dos Santos), não necessariamente nessa ordem...
E para um repertório de primeira como esse, foi preciso um time de artistas no mesmo nível.... Bem, também tivemos! A Geleia Solar, banda anfitriã da JAM no MAM, estava formada por Alexandre Vieira (baixo), André Becker (sax alto e flauta), Daniela Natali (clarinete), Érica Sá (percussão), Fernando Miranda (trompete / flugelhorn), Gabi Guedes (percussão), Ivan Bastos (baixo), Ivan Huol (bateria), Ivan Sacerdote (clarinete), Jordi Amorim (guitarra), Lucas Decliê (sax tenor), Matias Traut (trombone) e Rosa Denise (trombone).
Mas muita gente boa apareceu para se juntar a essa turma: Alissa Sanders (vocal), Fernando Giuffrida (piano elétrico), Gabriel Telles (guitarra), Gideão ("Deon", no sax / flauta), Jarbes Pinheiro (piano elétrico), Junior Silva (baixo), Milton Pellegrini (baixo), Pedro Rosa (vocal), Tito Pereira (piano elétrico), Vítor Povoas (guitarra), Wadson Calasans (guitarra), Yael Bonga Martinez (percussão) e Zé Carlos Guratti (bateria).
As fotos lindas de Lígia Rizério (abaixo) revelam o clima de festa que marcou nossa estreia!
Nossa próxima jam será no dia 17 de agosto, com a participação do grande Carlos Malta! Depois teremos Léa Freire (24/08), Carol Panesi (31/08) E, no dia 7 de setembro, a gente encerra com um Cortejazz e o Palco da Dança, em parceria com o grupo CORPOLUMEN e a bailarina Daniela Guimarães. Ou seja, o momento de garantir o seu ingresso é esse! Todos os ingressos já estão disponíveis à venda na plataforma Ingresso Live. Entre AQUI para garantir o seu.
A 25ª. Temporada da JAM no MAM é uma produção da Huol Criações patrocinada pela Petrobras e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura. O projeto tem apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia.