Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Juntos na JAM de hoje (28/11)

A JAM no MAM quer saber:

Como você faz para chegar às nossas jam sessions de todo sábado?

Para encontrar algumas respostas, nossa equipe se uniu à CIPÓ - Comunicação Interativa, através da Escola Oi Kabum! Salvador, e ao Museu de Arte Moderna da Bahia numa série de ações envolvendo o tema da mobilidade urbana e o acesso ao Solar do Unhão. Todas serão divididas com o público a partir desse sábado, dia 28 de novembro, e contam com a mobilização popular para descobrir caminhos que resolvam possíveis problemas tanto para o público (local e de turistas) da JAM no MAM e do MAM-Bahia, quanto para funcionários do local e moradores da Comunidade do Unhão.

Solar do Unhão. Foto Luciano Oliveira.








Assim, no sábado (dia 28/11, das 16h às 18h), o MAM-Bahia vai realizar dentro do programa Academia da Crise a Mesa 07 - Como Chegar Onde Se Precisa em Salvador?, para discutir mobilidade urbana. Dentre os convidados estão Pedro Bocca (proponente da via náutica e cujo projeto discute o mar como uma via de transporte); Janaína Xavier (ativista do ciclismo em Salvador); Luiz Valle (secretário da Associação de Moradores da Comunidade do Unhão, que lida diariamente com as dificuldades de deslocamento e acesso); Roseli Costa (funcionária do MAM há mais de 30 anos, que convive diariamente com a questão); e representante da Secretaria de Mobilidade Urbana. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados em buscar soluções ou ao menos apontar para possíveis alternativas na questão proposta. Mais informações no site do MAM-Bahia.

Já a partir das 18h, na JAM no MAM, o público poderá assinar a um abaixo assinado solicitando aos órgãos públicos a criação e instalação de pontos de ônibus próximo ao Solar do Unhão. As pessoas serão convidadas também a mostrar, através de um grande painel instalado na JAM, os percursos que fazem para chegar ao local. Esse “mapa artístico da cidade de Salvador” ficará visível e, ao final da noite, a ideia é ter um mosaico de rotas existentes na cidade em direção à JAM. Essa mesma proposta será repercutida nas redes sociais através das hashtags #comochegaraomambahia, #mobilidadesalvador. Ambas as ações serão realizadas pela CIPÓ - Comunicação Interativa, que na última semana gravou um vídeo documentário com moradores da Comunidade do Unhão, jovens frequentadores da praia e meninos da escola de remo que funciona nas proximidades. O vídeo será exibido durante a JAM no MAM e depois compartilhado nas redes sociais dos projetos envolvidos.

Imagem criada pela comunidade do Facebook Salvador Sua Linda, Você Tá Barril, que também faz campanha para que sejam criados pontos de ônibus na área do Solar do Unhão.





SAIBA MAIS:

CIPÓ - Comunicação Interativa – A parceria da JAM no MAM com a CIPÓ - Comunicação Interativa, através da Escola Oi Kabum! Salvador, faz parte do atual patrocínio dado à JAM pela Oi e o Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo à cultura, Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio cultural do Oi Futuro, do Museu de Arte Moderna da Bahia e do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Além de intervenções artístico-sociais envolvendo questões como Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, sempre a partir do ponto de vista do entorno do Solar do Unhão, a parceria inclui o registro das sessões musicais da JAM, para serem transformados em vídeos, compartilhados nas redes sociais. A produção recente já pode ser conferida em dois vídeos: Moanin´e Minha Saudade.

Academia da Crise – O atual programa do MAM é a Academia da Crise, forma de trabalho que incluí a exposição que está no Casarão e na Capela, oficinas e mesas de discussão. Durante esse programa o MAM funciona como um fórum de discussão para diferentes problemas e crises, buscando articular pessoas e instituições que têm experiências variadas em cada assunto, mas que poucas vezes sentam juntas e compartilham suas ideias. É uma forma de se buscar soluções ou ao menos apontar para possíveis alternativas em momentos de crises diversas (desde crise na educação até crise espiritual, emotiva e urbanística). A cada semana o museu tem promovido uma Mesa com um assunto diferente. Já foram discutidas a questão indígena, educação, as Oficinas do MAM, patrimônio e reforma do centro histórico, dentre outros assuntos. Mais informações sobre a Academia da Crise aqui.

JAM NO MAM
Data: Todos os sábados.
Local:
Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel.: 71. 3241-2983)
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia)
Página do Facebook / Youtube / Twitter

Ir ao início