Confira as fotos da jam session de 17 de agosto
"Tocou, cai dentro; e vamo que vamo”! A frase, dita pelo mestre dos sopros Carlos Malta em certa altura da JAM do sábado passado (17/08) serviria muito bem para descrever o impulso que parece ter marcado a presença de tantos músicos e tantas músicas talentosas(os) nesta jam session tão especial.
O instrumentista, compositor e arranjador carioca Carlos Malta voltou a nossa JAM depois de muito tempo para comemorar com a gente os 25 anos do projeto. E que festa...! Do repertório brasileiríssimo ao brilho dos solos incríveis vistos no palco, a noite foi superlativa em muitos sentidos.
“O Vento”, de Dorival Caymmi, abriu a noite seguida de “Canto de Xangô” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Nada Será Como Antes” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) e “Extra” (Gilberto Gil). Caymmi retornaria ao repertório logo depois com “O Canoeiro” e “Maracangalha”, para deleite do público que gosta de se deleitar com a mistura da MPB com o jazz.
Difícil destacar momentos especiais, mas impossível não marcar a presença de Zeca Freitas, que acompanhou no piano elétrico a interpretação de uma composição sua, “Alma Brasileira”, já alçada ao título de “clássico da JAM no MAM”! Outro destaque? O time de percussionistas encabeçado por Orlandinho Costa, Gabi Guedes e Érica Sá, que dialogou lindamente com todas as provocações musicais da noite, e músicos vindos de vários cantos do mundo (como Barbados, França e Estados Unidos).
O melhor de tudo é que dá para conferir agora mesmo essa edição da JAM, já que a transmissão continua disponível em nosso canal do YouTube. É só clicar AQUI para acessar. A equipe coordenada pelos diretores Sofia Federico e Kiko Povoas, aliás, ganhou elogios dos internautas durante toda a transmissão. Super merecidos!
Abaixo, uma galeria linda de fotos de Lígia Rizério para conferir o clima da noite, que contou com nossa banda Geleia Solar formada por André Becker (sax alto e flauta), Bruno Aranha (piano elétrico), Daniela Nátali (clarinete), Érica Sá (percussão), Fernando Miranda (trompete), Fred Neto (bandolim e guitarra baiana), Gabi Guedes (percussão), Ivan Bastos (baixo), Ivan Huol (bateria), Ivan Sacerdote (clarinete e pífano), Lucas Decliê (sax alto e flauta), Matias Traut, Orlando Costa (percussão), Rosa Denise (trombone), Rowney Scott (sax soprano) e Tarcísio Santos (guitarra).
Já as canjas incluíram Adail Viveiros (pífano), Alexandre Vieira (baixo), André Forde (bateria), André Tang (percussão), Carl Barone (bateria e percussão), Fernando Giuffrida (piano), Gabriel Telles (guitarra), Jamayê Viveiros (trompete), Raphael Felipe Haertel (percussão), Stefan Walcott (piano elétrico), Tristan Boulanger (trombone), Zeca Freitas (piano elétrico), Anthony Artis (congas), Ernest Dawkins (sax), Zé Carlos Guratti (bateria) e a atriz Iami Rebouças (interagindo com o público da JAM).
Nossa próxima jam será no dia 24 de agosto, com a participação de Léa Freire! Depois teremos Carol Panesi no dia 31 de agosto, e, no dia 7 de setembro, a gente encerra as comemorações dos 25 anos da jam com um Cortejazz e o palco da dança na jam, em parceria com o grupo CORPOLUMEN e a bailarina Daniela Guimarães. Todos os ingressos já estão disponíveis na plataforma Ingresso Live. Clique AQUI para acessar.
A JAM é realizada pela Huol Criações, com direção artística de Ivan Huol e coordenação de produção de Cacilda Povoas. Nossa 25ª. Temporada tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC) e Lei de Incentivo à Cultura. Apoio: IPAC e Museu de Arte Moderna da Bahia