A JAM no MAM do Dia da Independência (7 de setembro) foi repleta de lembranças. O baterista veterano Lula Nascimento recordou que, há exatos 40 anos, gravava com grandes nomes da música americana em Nova York; lembrou também que, há quase 20, o irmão, como ele chama Ivan Huol, o convidava pela primeira vez para participar da JAM no MAM, na época instalada no pátio do ICBA (Instituto Goethe).
Excepcionalmente longe das baquetas, o músico pegou o microfone para cantar "Inútil Paisagem" (Tom Jobim), emocionando a plateia que, quietinha, assistia à JAM meio chuvosa, protegida debaixo dos toldos. Na Banda Base, Luisinho Assis (teclado), Paulo Mutti (guitarra), Anturzinho Carneiro (contrabaixo), Gabi Guedes (congas), Jeã de Assis (timbales), André Becker (sax tenor) e Paulinho Andrade (saxofone).
O também baterista Isaías Alves convidou a conterrânea Rosa Reis, maranhense como ele, para dar uma demonstração do show que apresenta em temporada em Salvador. Acompanhada da Banda, ela interpretou "Alvorada Alvoradinha" e outras músicas do cancionário das festas do Divino Espírito Santo, muito festejado no estado. Do colo de Gabi Guedes, segurando um chocalho em cada mão, o filho de Isaías, de dois anos, mostrava que o jeito para o batuque é herança de família.
Dia da Independência
Uma JAM cheia de recordações!