O melhor da JAM de 31/10!
Um som mais que especial abriu a JAM desse último sábado de outubro. O Ricardo Hertz Trio, formado por Ricardo Herz (violino), Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão 7 cordas), esteve aqui na Bahia após uma turnê na Europa e fiz uma linda participação pra divulgar seu mais recente trabalho solo, “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio”. Entre as composições autorais, como "Horizontes" e "Quase Caindo", tocaram também "Odeon" (Ernerto Nazareth) e "Chiclete com Banana" (Jackson do Pandeiro). Foram aplaudidos de pé pelo público!
A Banda JAM no MAM entrou quente no palco, com quatro sopros! Joatan Nascimento (trompete), Rowney Scott (sax soprano e tenor), André Becker (sax alto) e Matias Traut (trombone) puxaram um repertório que começou com "Santo Antônio" (Hermeto Pascoal), seguindo de "Brigas Nunca Mais" (Tom Jobim) e "Carinhoso" (Pixinguinha). Ana Paula Albuquerque cantou "Body and Soul" (John Green), com Felipe Guedes na guitarra. Ah... a JAM... Bom de ver, melhor de ouvir!
Joatan Nascimento em ação!
Como não poderia deixar de ser, o violinista Ricardo Hertz e o baterista/percussionista Petro Ito retornaram ao palco, dessa vez para tocar junto com a Banda JAM no MAM, e rolou "Autumn Leaves" (Joseph Kosma) e "All Blues" (Miles Davis), com os baixistas Alexandre Vieira e o norte-americano Marco. Não deu para ver? Que bom que a gente registrou tudo e agora você pode conferir nesse canal incrível que disponibilizamos pra todo mundo que curte uma boa música!
E como já estava previsto desde o início dessa temporada da JAM no MAM, terminamos no sábado passado nossas transmissões online. Elas começaram no dia 12 de setembro como parte das novidades conquistadas através do patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento à Cultura – Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio cultural do Oi Futuro e da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA, com uma equipe técnica coordenada pelos cineastas Sofia Federico e Marcos Povoas.
Foi a primeira temporada desse programa de web, que contou com oito episódios graças ao pioneirismo da Oi em apostar nessa proposta inovadora. Agora, a continuidade desse patrocínio (que garante jam sessions ininterruptas, todos os sábados, até fevereiro de 2016) inclui uma parceria com a Escola Oi Kabum! Salvador, outro projeto beneficiado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Os jovens da Kabum (com idades entre 17 e 19 anos) vão registrar em vídeo todas as jam sessions, já a partir do próximo sábado, para a produção de um clip semanal para ser divulgado nas redes sociais (mas não será transmitido ao vivo).
A ideia é voltar com as transmissões no próximo ano - e para isso a produção da JAM no MAM está captando patrocínio para dar continuidade à JAM a partir de março e fazer mais uma temporada. Quem quiser entrar nessa com a gente, é só avisar!
O norte-americano Marco toca na JAM no MAM. Fotos Lígia Rizério.