Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Os destaques e fotos da JAM de 31/08

Se choveu mais do que devia no sábado passado em Salvador, não dá nem pra lembrar. O que ficou na cabeça de quem veio à JAM do dia 31 de outubro foi uma noite musical linda, com repertório e participações renovados - e bem brasileira!Agosto 31 08 JAM no MAM foto Lígia Rizério 5

Sim, a chuva deu uma trégua durante a JAM, mas choveu música “de primeira” no palco. “Anjo Bom”, de Carol Panesi, abriu a noite e a participação especial dessa carioca que, além de compositora, é arranjadora e multi-instrumentista. Carol trouxe para a JAM um repertório autoral que passeou por suas influências da música universal de Hermeto Pascoal.

Agosto 31 08 JAM no MAM foto Lígia Rizério 12

Teve “Esperança”, “Vozes da Floresta”, “São José”, “Chakra Laríngeo”, “Transição Planetária” e “De volta ao Ceará”, todas composições de Panesi, que estava acompanhada pela banda Geleia Solar, numa formação com André Becker (sax alto e flauta), Bruno Aranha (teclado), Felipe Guedes (guitarra), Ivan Bastos (baixo), Ivan Huol (bateria), Ivan Sacerdote (clarinete), Lucas Decliê (sax alto e flauta), Matias Traut (trombone), Rosa Denise (trombone) e Wilton Batata (percussão).

Agosto 31 08 JAM no MAM foto Lígia Rizério 48

Esse timaço terminou a primeira hora da participação de Carol Panesi interpretando “Sivucando no Frevo”, de Hermeto Pascoal. E a brasilidade do início da noite marcaria toda a jam session, que passeou com louvor por composições como “Coisa Nº 1”, de Moacir Santos, “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, “Lugar Comum”, de João Donato e Gilberto Gil, e “Beijo Partido”, de Toninho Horta, que gerou solos inspiradíssimos!

Duvida? É só conferir na íntegra a transmissão dessa JAM de 31 de agosto, que ficou gravada no nosso canal no YouTube. Clique AQUI para acessar. As fotos de Lígia Rizério (disponíveis na galeria abaixo) também estão incríveis.

Agosto 31 08 JAM no MAM foto Lígia Rizério 33

Nas imagens é possível conferir a participação de músicos e músicas talentosíssimos que estiveram na JAM, como Gabi Guedes (percussão), Lorena Martins (bateria), Tarcísio Santos (guitarra), Daniela Nátali (clarinete), Paulo Mutti (guitarra), Rowney Scott (sax soprano), Marcel Moron (percussão), Neila Kadhí (guitarra e vocal), Carla Suzart (baixo), Fernando Giuffrida (piano elétrico), Felipe Santos (percussão), Zé Carlos Guratti (bateria), Rian Mourthé (percussão), Nilton de Azevedo (flauta transversal). Presenciar muitos desses artistas finalizando a JAM com “Tacho”, de Hermeto Pascoal, e “Erê Alabê”, de Ivan Bastos, foi lindo demais!

Agosto 31 08 JAM no MAM foto Lígia Rizério 60

É bom lembrar que no dia 7 de setembro a gente encerra as comemorações dos 25 anos da JAM no MAM com um Cortejazz e o palco da Dança na JAM, em parceria com o grupo CORPOLUMEN e a bailarina Daniela Guimarães. Entre AQUI para saber os detalhes e garantir o seu ingresso!

A JAM é realizada pela Huol Criações, com direção artística de Ivan Huol e coordenação de produção de Cacilda Povoas. Nossa 25ª. Temporada tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC) e Lei de Incentivo à Cultura. Apoio: IPAC e Museu de Arte Moderna da Bahia.

Ir ao início