Banda Geleia Solar nas escolas públicas de Slavador!
Em 2024 a banda Geleia Solar levou um pouquinho da JAM no MAM para escolas da rede pública de ensino de Salvador, dividindo com alunos e alunas de idades variadas um pouco da música instrumental que a gente tanto curte nas nossas jam sessions.
As “Aulas Show” que foram promovidas por artistas da JAM constavam com apresentações musicais para grupos de escolas públicas de Salvador, mas abriam espaço também para conversas sobre a música instrumental, suas diferenças e singularidades. Nas conversas, dúvidas de estudantes eram discutidas, ampliando as reflexões para as características de uma jam session e o que torna a improvisação tão importante para a formação de um(a) músico(a) – e para a JAM no MAM!
Em alguns momentos, os(as) estudantes eram incentivados(as) a integrar a Geleia Solar, banda base da JAM, e tocar ou cantar alguma música, ampliando a experiência para uma prática musical.
A Geleia Solar esteve em quatro instituições baianas na Escola Edvaldo Brandão (17/10/24), na Escola Estadual Naomar Alcântara (24/10/24), na Escola José Dias de Sales (29/10/24) e na Escola ICEIA (29/11/24).
Desde abril deste ano, graças ao patrocínio da petrobras e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura, a 25ª Temporada da JAM no MAM vem criando diversas ações que se somam às apresentações musicais no Solar do Unhão. O tour por quatros escolas públicas da capital baiana foi uma delas.
Mas houveram outras. O patrocínio permitiu à Huol Criações, por exemplo, realizar transmissões ao vivo de seis edições da JAM no MAM, convidar grupos e artistas para tocar com a Geleia Solar, promover iniciativas como o Cortejazz e a Dança na JAM, e, em parceria com a empresa baiana AD)))arte, oferecer tradução em Libras e Audiodescrição em todas as jam sessions da temporada, ampliando a experiência da JAM para um público ainda mais amplo de Salvador.
A 25ª. Temporada da JAM no MAM é uma produção da Huol Criações patrocinada pela Petrobras e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura. O projeto tem apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia.