Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

A Huol Criações e Produções Artísticas foi criada em 1998 para produzir o Jazz MAM, conjunto de jam sessions que um grupo de músicos criou em 1993 no Museu de Arte Moderna da Bahia. Sob a coordenação do músico Ivan Huol, o Jazz MAM cresceu e se transformou na JAM no MAM, projeto de música instrumental de repercussão internacional.

Assim como a JAM no MAM, a Huol Criações também evoluiu; embora a música continue sendo o foco principal de suas atividades, a empresa ampliou seu alcance para outras áreas da produção cultural, desenvolvendo projetos variados em seus mais de 20 anos dedicados à arte e cultura nacionais.

JAM no MAM

É a Huol Criações que produz e coordena a JAM no MAM, projeto que alcançou a expressiva marca de mais de 600 mil pessoas formando um público presencial que se reúne para conferir performances musicais onde a improvisação jazzística e música instrumental dão a tônica das apresentações.

Criando um ambiente único em um dos espaços culturais mais importantes da Bahia, a Huol transformou os encontros da JAM numa experiência singular para músicos, baianos e turistas de todo o mundo.

A ideia da Huol com a JAM é investir de forma incisiva na criação e fortalecimento da plateia de música instrumental na Bahia, abrindo espaço para artistas trocarem suas experiências musicais entre si e com a plateia, como os grandes nomes do jazz fazem ao redor do mundo. Assim, toda a cena instrumental baiana acaba se beneficiando com a JAM no MAM, com novos instrumentistas de qualidade surgindo a cada dia numa cena pulsante, viva e sempre inédita.

Geleia Solar

A força da alma musical da JAM no MAM está na sua banda base, a Geleia Solar, formada por importantes músicos do cenário instrumental brasileiro. Ela é a responsável por coordenar, misturar e instigar os músicos interessados em tocar na jam session mais querida do Brasil.

A Huol Criações também viabiliza a contratação da Geleia Solar em ações empresariais e espaços culturais distintos, reconfigurando a banda para apresentações em diferentes formatos (trio, quarteto, octeto etc.).

Além da JAM, o grupo já se apresentou em espaços e eventos como Sesc Belenzinho (SP), Jazz no Castelo (Praia do Forte), Flipelô, Bazá Rozê e FAM Festival,  fomentando  interpretações que mesclam Standards do jazz a seu repertório autoral e às muitas referências rítmicas da cultura baiana.

Garagem e Quintetrio

Outro projeto da Huol desenvolvido a partir da própria JAM no MAM é a produção de shows da banda Garagem, um dos mais emblemáticos conjuntos instrumentais baianos, e do Quintetrio, grupo que alia o melhor do balanço do samba brasileiro com arranjos sofisticados e improvisos do estilo samba-jazz.

Todas estas bandas tocam em diferentes projetos/festivais/cidades/estados com uma formação de artistas que valoriza um repertório com músicas de várias gerações de compositores instrumentais baianos, desenvolvendo sonoridades próprias e com grande espaço para improvisações jazzísticas.

Carnaval do MicroTrio

Em 1996 a Huol Criações passou a realizar a produção do MicroTrio, um trio elétrico de pequenas proporções que é referência na folia baiana e que abriu espaço em Salvador para um carnaval onde a música livre e a relação direta com o folião criam uma experiência inusitada em meio à produção sempre superlativa da festa.

A ideia gerou até uma nova categoria no carnaval baiano, a dos “microtrios”, que, por sua vez, inspira projetos de artistas que também procuraram o “caminho de volta” para um carnaval sem segregações sociais e/ou artísticas.

Nesses muitos anos, o MicroTrio de Ivan Huol já estabeleceu parcerias com empresas e ampliou sua apresentação para outras festas importantes do calendário de Salvador, como a Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá, além de tocar regularmente em festas particulares.

Artes Cênicas

As artes cênicas passam a fazer parte das atividades da empresa em 2007, quando a Huol produz peça “A Geladeira”, dirigida por Thomas Qillardet, com a Companhia Teatro dos Novos. Em 2008 produz a peça “O olhar inventa o mundo”, dirigida por Felipe de Assis.

Seu currículo nessa área inclui também o musical infantil “Papagaio”, com músicas inéditas compostas por Chico César; o espetáculo “Dias de Folia”, com direção de Jacyan Castilho, vencedor do edital TCA.Núcleo, maior prêmio de montagem de espetáculo de teatro do estado da Bahia; e os três solos de “Um piano, o bolero e a galinha”, que teve temporadas vitoriosas em Salvador e em importantes festivais brasileiros.

Produção Audiovisual

A Huol Criações já produziu quatro DVDs da JAM no MAM, além de CDs com músicas e arranjos exclusivos de compositores locais. Esses materiais trazem o registro de músicas e entrevistas que formam um importante panorama da cena instrumental baiana.

Em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, ela foi responsável também pela produção do programa Jazz na Madrugada, transmitindo semanalmente na TVE Bahia, na Rádio Educadora e no portal da emissora. A rica produção audiovisual da Huol Criações também pode ser conferida nos muitos Vídeos da JAM no MAM disponibilizados na web. Saiba mais aqui.

Huol Criações e Produções Artísticas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.: 71. 3241-2983

Ir ao início